...............................





Walt Disney, faria hoje, 112 anos, se estivesse vivo

Walter Elias Disney nasceu em Chicago a 5 de dezembro de 1901!
Walt não teve uma infância fácil. O seu pai, Elias Disney era um homem muito severo e muito paranóico. Este acreditava que Walt não era seu filho por nunca ter conseguido uma certidão de nascimento que o provasse.
Walt sofreu muito nas mãos do seu pai.

O percurso de Walt nas Artes começaria já aos 16 anos de idade. Pelo meio, Disney ainda viria a conduzir ambulâncias para a Cruz Vermelha em França durante o período da Primeira Guerra Mundial.

O seu primeiro personagem criado foi Oswald, o coelho sortudo. Mas sorte era o que faltava a Walt. Este e outros personagens seus viriam a ser “roubados” pelo seu patrão, juntamente com toda a sua equipa e encomendas. O único amigo que se manteve ao seu lado foi Ub Iwerks, o seu desenhador.

Disney.photo 1 Walt Disney, o criador de sonhosNa viagem de regresso deste fatídico dia, Walt vinha desesperado. Para fazer face aos prejuízos tinha de criar um novo personagem rápido. Foi assim que nasceu, numa viagem de comboio de Nova Iorque para a Califórnia, o pequeno Rato Mickey. Walt queria chamá-lo de Mortimer, mas a sua esposa, Lillian Disney, achava o nome muito pomposo e por isso sugeriu-lhe que utilizasse antes o nome “Mickey”.

Ub Iwerks seria o homem que viria a dar uma imagem às ideias de Walt. Ele criaria o desenho do Rato Mickey em 1928.

A primeira curta animada com este personagem surgiria em 1928 com o nome Plane Crazy (aqui Mickey contracenava com a sua namorada Minnie Mouse).
O seu primeiro desenho animado com som chegaria pouco depois, o famoso Steamboat Willie (também de 1928).

Aqui ficam algumas curiosidades sobre Walt Disney e os seus personagens:

Walt Disney viria a falecer a 15 de Dezembro de 1966. Curiosamente, a sua esposa viria a falecer 31 anos depois, no mesmo dia. Walt e sua esposa encontram-se sepultados no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Los Angeles, nos Estados Unidos.

0 comentários:

Enviar um comentário