...............................





Mickey Mouse, o rato mais famoso nasceu à 85 anos!

A 18 de novembro de 1928, um rato chamado Mickey Mouse embarcava num pequeno barco a vapor para a primeira de muitas viagens animadas que fariam dele uma das personagens mais conhecidas em todo o Mundo.

Era a antestreia de 'Steamboat Willie', um dos primeiros filmes com o som sincronizado com a animação, a partir do qual Walt e Roy Disney estabeleceriam o seu império de entretenimento familiar.

Segundo a lenda, Mickey Mouse - que esteve para se chamar Mortimer - terá sido esboçado por Walt Disney após saber que o seu antigo patrão ficara com os direitos das suas criações Alice (que combinava animação e atores de carne e osso) e Oswald, The Lucky Rabbit, por não existir nenhum contrato escrito sobre a sua autoria.
Curiosamente, no genérico, é apresentado como um 'Walt Disney Comic', por Ub Iwerks, reconhecendo de alguma forma o trabalho gráfico do seu assistente, que, segundo a história, foi o criador gráfico do rato e o primeiro responsável pelas suas aventuras em banda desenhada nos jornais norte-americanos, a partir de 1930.
Em 1927, Mickey já era a estrela de 'Plane Crazy', outra animação produzida por Disney, mas a sua estreia foi posterior, por ser um filme mudo.
Em 'Steamboat Willie', animação a preto e branco, com pouco mais de sete minutos e uma música que fica no ouvido, Mickey é o piloto de um pequeno barco a vapor, pertença de um prepotente capitão (que, de certa forma, antecipa João Bafo-de-Onça) e onde pretende embarcar uma certa Minnie Mouse.
A pouco ortodoxa ordenha de uma vaca, a utilização de animais como instrumentos musicais, a falta de pudor com a lingerie de Minnie e o mascar de tabaco do capitão, se tornam este filme politicamente incorreto à luz das regras hoje em vigor, fazem dele também uma animação que se mantém fresca e muito divertida, mesmo 85 anos depois da sua estreia. Vê o vídeo original, em baixo.
Video

Your browser can’t play HTML5 video. Download it instead.

 
Agora, passados tantos anos, a Disney, de certa forma "ressuscitou" a sua mascote Mickey Mouse com uma nova série de curtas-metragens que estrearam no Disney Channel a 13 de Setembro.  Nas novas aventuras do rato mais popular do planeta existe uma mudança notória nas personagens: todas elas têm uma personalidade acutilante, envolvendo-se nas mais diversas peripécias, o que acaba por contrastar com as atitudes politicamente correctas do rato Mickey de antigamente.
Graças ao talento dos produtores de séries de animação emblemáticas dos anos 90 como ‘O Laboratório de Dexter’ ou ‘As Powerpuff Girls’, o estúdio de Walt Disney capturou o design das produções animadas dos anos 30 e concedeu-lhes um toque contemporâneo de sofisticação, dando uma especial atenção ao detalhe e à expressividade das personagens. Vê abaixo a nova curta, denominada 'Umas Orelhas Muito Rebeldes'
Video

Your browser can’t play HTML5 video. Download it instead.

0 comentários:

Enviar um comentário