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Até que ponto se mantém o silêncio da Disney?!

Em Janeiro deste ano, o festival de Sundance viu a estreia mundial de "Escape From Tomorrow". O filme de terror de minúsculo orçamento foi rodado em dois parques de diversões, o Disney World, em Orlando, e a Disneyland, em Anaheim, e contém cenas onde conhecidas personagens do estúdio praticam actos pouco habituais - incluindo tentativas de violência contra crianças.

A trabalhar com um orçamento curto, o realizador Randy Moore pegou nos actores, numa pequena e discreta equipa e na sua câmara digital. Entrou nos parques e fez o seu filme sem dar nas vistas usando algumas das diversões e toda a envolvente como cenário.

O enredo é simples: no último dia de férias um pai de família recebe um telefonema a informá-lo de que foi despedido e mergulha progressivamente na loucura.

A seguir à primeira exibição pública, um poster lançou ainda mais achas para a fogueira ao mostrar a típica mão de Mickey crispada e em sangue com o título a replicar o tipo de letra do logótipo da Disney.

A reacção normal nestes casos, incluiria um exército de advogados bem pagos, tribunais, providências cautelares, e pedidos de chorudas indemnizações. No entanto, e para surpresa de todos, a Disney manteve o silêncio.

Se, por um lado, as leis norte-americanas deixam alguma margem para o uso das personagens (com o conceito de "fair use", ou uso justificado, a servir de cobertura), por outro, a Disney teria aqui fundamentos mais do que suficientes para queixas na área dos direitos de autor e uso indevido de marcas registadas. Mesmo assim, nada fez.

A razão é explicada por uma fonte anónima do estúdio, citada pelo The Hollywood Reporter. A Disney está simplesmente a negar a "Escape From Tomorrow" a publicidade gratuita que poderia obter com este caso. Ao invés de alimentar a polémica, optou por deixar o assunto morrer e nem o porta-voz oficial da empresa se mostrou disponível para comentar o assunto.

Entretanto, "Escape From Tomorrow" estreia a 11 de Outubro, nos EUA. Os resultados de bilheteira dirão se a estratégia da Disney resultou.

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